SIAS

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), nos últimos anos vem através da Pró - Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PROERC) incentivando de maneira ímpar a formação de novos modelos de trabalho interdisciplinares, aplicando assim de forma ampla o sentido da palavra Extensão. Um dos projetos que tem por definição a aplicação desta filosofia de Trabalho é o Sistema de Informação Aplicada a Saúde (SIAS).

O SIAS é um projeto composto pelos Centros de Ciências Exatas e Naturais e o de Ciências da Saúde, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PROERC) e integrado nas metas do Projeto de Modernização do Ensino e Novas Tecnologias da nossa Universidade. É locado nas dependências do Laboratório PROTEM que diz respeito à alavancagem da Pesquisa Científica e Tecnológica necessária para o desenvolvimento da Informática no Brasil.


Objetivos
O SIAS tem como meta principal incentivar, centralizar e divulgar de forma ampla e efetiva todos os trabalhos e projetos que envolvam integralmente o universo acadêmico e que possuam uma interação parcial ou total entre os centros de Ciências Exatas e Naturais e o de Ciências da Saúde.

Objetivos Específicos

  • Aprimoramento e integração discente-docente através da realização de projetos multidisciplinares entre as áreas de Sistemas / Computação e de Saúde;
  • Modernização e criação de métodos de Informação em Saúde para a população em geral ou acadêmica através de meios interativos (multimidia, hipermidia,etc);
  • Implantação efetiva do trinômio ensino-pesquisa-extensão através dos projetos integrados aos SIAS;
  • Estímulo direto para a utilização de métodos informatizados para a aquisição e aplicação do conhecimento.
  • Quem pode fazer parte do SIAS?
    Para integra-se ao SIAS deve-se formar um grupo multiprofissional com docentes e discentes, que possuam um projeto compatível com os objetivos supracitados, sendo a sua viabilidade previamente analisada nos Centros de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Naturais e na PROERC. .