Taenia solium

Morfologia
    Hermafrodita, medindo de 2 a 3 m podendo atingir até 12 m. O escólex é globoso, tendo 4 ventosas e um rostro com dentes quitinosos. O colo é curto e o estróbilo apresenta aproximadamente 1000 anéis, possuindo proglotes jovens (largas), maduras (quadrangulares) e grávidas (longas com ramificações uterinas e terminações arborescentes.

Ovos: medem de 30 a 40 mm de diâmetro. São esféricos e constituídos pelo embrióforo (membrana radiada) e pelo embrião hexacanto com 6 acúleos.
Larvas: é denominada Cysticercus cellulosae. Mede de 2 a 3 mm de diâmetro. Apresenta-se como uma pequena vesícula branca, cheia de líquido nutritivo do tamanho de uma ervilha. Aderida à membrana está o receptaculum capitis, dentro do qual está o escólex armado com acúleos e o colo.

Taenia saginata

Morfologia
    O escólex é quadrangular com 4 ventosas e sem rostro. O estróbilo tem cerca de 2000 proglotes e os anéis grávidos se diferenciam dos da Taenia solium por apresentarem ramificações uterinas com terminações dicotômicas.
    Os ovos são idênticos e a larva apresenta um escólex desarmado.

Patogenia
    Não apresenta lesões características sendo freqüentemente assintomáticas apesar da sólida fixação à mucosa.

Sintomas
    Perturbações gastrintestinais, principalmente diarréia e dor epigástrica com caráter de dor de fome. Perda de peso, leucocitose moderada, podendo ocorrer eosinofilia. Anorexia, Má digestão, náuseas, vômitos e manifestações nervosas e alérgicas.

Diagnóstico
    -EPF
    -método de Graham para pesquisa de ovos
    -pesquisa de proglotes grávidos por tamização das fezes. Para tanto, as proglotes devem ser transparecidas com solução de ácido acético, comprimidas entre duas lâminas de vidro e observadas contra a luz para identificar as ramificações uterinas.
    -testes imunológicos: hemaglutinação indireta e  imunofluorescência indireta.

Tratamento
    -Clorosalicilamida (yomesan): provoca a morte e desintegração do parasita.
    -Diclorofeno (teniacid): provoca a morte e desintegração do parasita.