PROJETO DATA WAREHOUSE

 

 

D E L I N E A N D O   U M   S I S T E M A   D E   I N F O R M A Ç Õ E S   E S T R A T É G I C A S    P A R A   P E Q U E N A S   E   M É D I A S   E M P R E S A S   D E   C O N F E C Ç Õ E S   D A   R E G I Ã O   M E T R O P O L I T A N A   D O   V A L E   D O   I T A J A Í

Empresas de pequeno e médio porte são mais flexíveis e supostamente devem possuir estratégias de mercado mais consolidadas isto, no entanto parece não ser o caso das pequenas e médias confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí. Essas empresas têm mostrado baixo nível de competitividade, sem um posicionamento estratégico viável. É provável que essas empresas não usam de forma correta seus sistemas de informação para a tomada de decisão estratégica - será por causa do uso inadequado ou da existência de um sistema de informação que responda às nuanças do negócio de confecções? O objetivo principal dessa pesquisa é delinear um sistema de informação para gestão estratégica, utilizável pelas pequenas e médias empresas de confecções da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí. Para tanto, fizemos uma pesquisa junto aos dos proprietários de 43 empresas definidas acima. Os resultados indicam que a maioria absoluta dos respondentes tinha conhecimento do conceito de Sistemas de Informação e que o foco dos empreendimentos é no produto e não no mercado. Mais característico ainda foi a constatação de que as empresas pesquisadas monitoram o ambiente através de informações colhidas de seus fornecedores, não diretamente do mercado ou observação da concorrência. Outra constatação é de que os empresários das empresas pesquisadas parecem estar conscientes dos benefícios gerados pela utilização dos sistemas de informação como recurso estratégico, porém, não os utilizam, possivelmente, por inabilidade gerencial. Por fim, as empresas pesquisadas apresentam um forte monitoramento de novos entrantes e produtos substitutos. Estes resultados nos fornecem subsídios importantes para o delineamento de um sistema de informação para o setor, contemplando: a) o comportamento do cliente; b) o comportamento do mercado; e c) a inteligência em marketing. O delineamento proposto ainda integra os sistemas internos de informação com os sistemas externos de informação aqui denominado Módulo de Avaliação do Ambiente Estratégico.

Veja a apresentação deste sistema quando ainda estava em ambiente DELPHI >>>

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