Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Edson Gonçalves
Título: Protótipo de Sistema de Informações Gerenciais aplicado a Recursos Humanos Aplicando Data Warehouse
 
Conclusão:
Os sistemas de informação gerencial permitem visualizar informações que antes não eram percebidas. A aplicação na área de RH não foi diferente pois resultados/números que não eram visualizados em conjunto, agora podem ser comparado e acompanhados. Um bom exemplo disto foi o gráfico de acompanhamento das provisões pois a geração destas informações em tempo real em uma grande companhia inviabilizam a geração desta informação. As facilidades na visualização das informações foram notáveis e poderão ser ainda maiores com a utilização destas informações como base para a tomada de decisões.
A aplicação da análise prospectiva (Drill-Down) possibilitou dar uma visão ao mesmo tempo resumida e operacional aos gerentes, tudo na mesma aplicação, evitando assim que os gerentes dependam das áreas operacionais para concluírem uma análise de um valor surpreendente apresentado nos relatórios gerenciais
A metodologia de DW, em conjunto com as técnicas de Granularidade, foram aplicadas com um bom desempenho neste trabalho, dando opções importantes ao executivo e tornando o sistema altamente eficiente no que diz respeito a qualidade das informações apresentadas.
Com relação às ferramentas utilizadas, tiveram um desempenho considerado surpreendente em especial o gerador de relatórios que possibilitou a geração dos dados em padrão HTML, com o qual não seria possível a implementação da análise prospectiva.
A quantidade de informações que podem ser geradas utilizando a bases de dados do RH muito extensa, considerando que no desenvolvimento do trabalho foram geradas informações de um dos data mart's, a folha de pagamento. Conclui-se que todo o método utilizado neste trabalho aplica-se muito bem para a área de RH.
Na construção deste trabalho pode-se definir como sendo uma limitação, o fato de ter abordado apenas um data mart's folha de pagamento. Uma outra consideração é a limitação na geração de novas consultas, pois todas as modificações deverão ser realizadas por um analista responsável pelo DW, com conhecimento nas tecnologias empregadas.
Para próximos trabalhos sugere-se a construção da base de dados e as consultas para os demais data mart's do RH.
A aplicação de todos os métodos deste trabalho em outros sistemas da Senior como por exemplo o Sapiens, que é o sistema corporativo da Senior Sistemas, compreendendo as áreas de contábil, comercial, financeiro, custos e produção, que disponibiliza todas as ferramentas utilizadas no Vetorh possibilitaria aos gerentes das organizações uma visão completa da sua empresa.
Sugere-se, a utilização de um banco de dados mais robusto, tais como Oracle e MS-SQL, observando-se a performance do mesmo diante de um número muito elevado de dados.
A utilização de códigos html possibilita uma infinidade de opções de apresentação dos resultados, sugere-se também desenvolver um padrão de apresentação dos resultados do DW explorando um pouco mais as potencialidades do html.
 
 
 
  FURB - CAMPUS I - Sala T-210
Rua Antônio da Veiga, 140 - Victor Konder - CEP 89012-900 - Blumenau - SC
Fone/Fax (47) 33210947 / 33210948