Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Karina Linzmeyer
Título: Protótipo de Sistema de Informação Executivo Aplicado a Recrutamento e Seleção de Pessoal Baseado na Técnica Regra de Produção
 
Introdução:
Conforme Oliveira ([OLI1992]), conceitua-se dado como qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato. De acordo com Freitas ([FRE1992]), a informação é o produto da análise dos dados existentes nas empresas que transmitem conhecimento e pode auxiliar o executivo na tomada de decisão. A informação pode ser utilizada nas empresas com o propósito básico de alcançar os objetivos. Segundo Furlan ([FUR1994]), a informação está se tornando a mercadoria mais importante da economia contemporânea, pois é através dela que o executivo posiciona-se diante de um problema ou situação qualquer.
De acordo com Oliveira ([OLI1992]), sistema é um conjunto de partes interdependentes que, juntas, forma um todo, para exercer uma dada função. Considera ainda, um ambiente de sistema como sendo um conjunto de informações que pertencem ao sistema.
Um Sistemas de Informação, de acordo com Stair ([STA1998]), são conjuntos de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem mecanismos de feedback. Os Sistemas de Informação, de acordo com Dalfovo ([DAL2000]) são classificados em Sistema de Informação Executivo (EIS), Sistema de Informação Gerencial (SIG) e Sistema de Informação Operacional.
De acordo com Dalfovo ([DAL2000]), a informação tem papel importante nos Sistemas de Informação, pois é das informações que dependerá o futuro da empresa. Os Sistemas de Informação surgiram como uma forma de manter o executivo preparado, com visão integrada de todas as áreas da empresa; isto sem gastar muito tempo ou requerer do mesmo um conhecimento aprofundado de cada área.
A utilização de um sistema de informação executivo (EIS) pode vir a facilitar o executivo no processo decisório com a obtenção de dados estrategicamente escolhidos e de conteúdos relevantes para qualquer nível e tamanho de empresa [BIN1994]. Os administradores precisam estar muito bem informado, pois a informação é a base para toda e qualquer tomada de decisão.
As empresas dividem-se, de acordo com Carvalho ([CAR1989]), em áreas tais como: Administrativa, Financeira, Comercial, Industrial e Recursos Humanos. A área de Recursos Humanos divide-se em: Recrutamento e Seleção de Pessoal, Treinamento, Relações Trabalhistas, Higiene e Segurança, Benefícios Sociais, Administração de Salários e Administração.
A informatização vem tomando forma nos diversos segmentos do mercado. Para tanto, o Recrutamento e Seleção de Pessoal feito nas empresas atinge um grau elevado de morosidade, impedindo que os executivos tomem decisões rápidas e eficazes, a fim de aprimorar e estender os serviços já existentes dentro de suas empresas [CHI1999].
Para auxiliar o executivo de Recursos Humanos na tomada de decisões, algumas técnicas são utilizadas nas empresas pelos executivos, dentre elas o Sistema Especialista, que é conforme Harmon ([HAR1988]), um programa inteligente de computador que usa conhecimento e procedimentos inferenciais para resolver problemas que são bastante difíceis, de forma a requererem para sua solução muita perícia humana.
Para auxiliar os executivos na tomada de decisões, baseados em Sistemas de Informação Executivos (EIS), é importante ter noções e técnicas para uma melhor decisão. Uma das técnicas são as regras de produção. Num sistema baseado em regras de produção, de acordo com Dalfovo ([DAL2000]), o conhecimento a ser processado é representado através do uso de regras com uma arquitetura previamente definida. Estas regras utilizam um par condição-ação, onde as condições são premissas e a ação é a conclusão.
Nesses Sistemas Especialistas, baseados nas regras de produção, têm-se vantagens em relação à manutenção, devido às regras serem manipuladas de forma independente; acréscimo de novas regras, garantindo maior legibilidade da sua base de conhecimento além de permitir mostrar através do rastreamento das regras como o sistema chegou à conclusão mostrada ([HEI1995]).
O protótipo proposto é um Sistema de Informação Executivo (EIS), que tem como finalidade auxiliar as empresas no Recrutamento e Seleção de Pessoal, utilizando sistemas especialistas, mais especificamente, a técnica regra de produção, que apresentará a melhor solução que o sistema encontrou de uma dada pesquisa.
O desenvolvimento deste protótipo será baseado na metodologia Análise Orientada à Objetos, utilizando-se da técnica OMT. Para a modelagem de dados será utilizada a ferramenta Rational Rose. O armazenamento dos dados será no Banco de Dados Access. Para a implementação, será utilizado o ambiente visual Delphi 3.
 
 
 
  FURB - CAMPUS I - Sala T-210
Rua Antônio da Veiga, 140 - Victor Konder - CEP 89012-900 - Blumenau - SC
Fone/Fax (47) 33210947 / 33210948