PRIMEIRA PÁGINA
Valor por extenso no Word

por Luiz Bianchi

Para criar uma macro em VBA para escrever valores em reais por extenso no Word, inicialmente é necessário baixar e armazenar no computador dois arquivos: Extens32.dll e ExtensoVBA.bas.

Cópias e instalação da macro

Copie o arquivo Extens32.dll para a pasta System ou System32 do Windows 2000 ou XP, respectivamente.

Copie o arquivo ExtensoVBA.bas para a pasta de sua escolha.

Abra o Word e a partir do menu Ferramentas, aponte para Macro e clique em Editor do Visual Basic.

Clique no item Normal do painel à esquerda com o botão direito do mouse (vide ilustração abaixo) e, no menu de contexto que surge, clique em Importar arquivo.... Na caixa de diálogo Importar arquivo, selecione o arquivo ExtensoVBA.bas e clique em Abrir.

Clique com o botão direito do mouse no nome ExtensoVBA que aparece no painel à esquerda e, no menu de contexto, clique em Exibir código. A aparência da janela do editor Visual Basic, nesta altura, é semelhante à que segue:

word1

A partir do menu Arquivo da janela do Editor Visual Basic, clique na opção Fechar e voltar para Microsoft Word.

Criação de botão na barra de Ferramentas do Word

Para adicionar um botão na barra de Ferramentas Formatação para acionar a macro recém instalada, proceda como segue:
word2

A partir do menu Exibir de um documento do Word, aponte para Barras de ferramentas e clique em Personalizar... ou, se preferir, clique no menu Ferramentas e depois em Personalizar.

Na caixa de diálogo Personalizar, clique na guia ou aba Comandos e no quadro de nome “Categorias:” clique em Macros.

Na caixa “Comandos:”, clique em Normal.ExtensoVBA.ExtensoVBA e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste o cursor, que conduz um ícone com a imagem de um pequeno retângulo, até alcançar a barra de ferramentas, soltando o botão do mouse entre os botões dessa barra. Solte-o  após o botão Justificar, por exemplo.

O novo botão com uma designação relativamente extenso aparece na barra de ferramentas como mostrado a seguir:

word3


word4Você pode substituir esse texto por outro com um nome mais reduzido e/ou por um ícone.
Vamos optar por substituir pelo nome vExtenso

Para tanto, clique no botão Modificar seleção na caixa Personalizar e no menu suspenso, que é aberto, conforme ilustrado ao lado, digite vExtenso na caixa de texto “Nome” e, por fim, clique no botão Fechar.

Testes da macro Extenso

Podemos testar o botão para verificar seu correto funcionamento. Entretanto, devemos observar a exigência na forma de posicionar o número e o cursor no documento. Deve-se deixar um espaço em branco antes do número e o cursor estar posicionado imediatamente após o número, isto é, sem nenhum espaço entre este e o cursor.

Resultados exemplos:

Valor 345,60 (trezentos e quarenta e cinco reais e sessenta centavos)
 42,00 (quarenta e dois reais)
R$ 3.680.445,82 (três milhões, seiscentos e oitenta mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais e oitenta e dois centavos)